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VW Nivus recebe ‘5 estrelas’ no novo protocolo de testes do Latin NCAP

Criado em 02/05/2024

– Volkswagen Nivus é o mais novo SUVW a obter nota máxima em segurança nos

novos protocolos do instituto

 

– Com resultado, SUV cupê se junta ao Taos, primeiro modelo a conquistar as 5 estrelas nas avaliações do Latin NCAP, em dezembro do ano passado

 

São Bernardo do Campo (SP) – O Volkswagen Nivus acaba de obter a nota máxima

em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o

nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe.

Atualmente, a marca alemã é a única a conquistar as 5 estrelas em todos os

requisitos avaliados pelo instituto, agora com Nivus, e em dezembro do ano passado

com o Taos.

 

Taos é o primeiro modelo ‘5 estrelas’ no novo protocolo do Latin NCAP

 

Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres,

além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para

todas as versões do Nivus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e

exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.

 

Além de ter sido o primeiro carro desenvolvido 100% de maneira digital pela marca

no Brasil, sem a construção de protótipos, o modelo também foi o primeiro a contar

com robôs no processo de desenvolvimento do sistema de frenagem autônoma de

emergência, conhecido como AEB (Autonomous Emergency Brake).

 

No ano/modelo 2022, o Nivus passou a ser ofertado com novos equipamentos e ficou

ainda mais seguro. A versão Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de

Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de

Emergência) e Start-Stop. A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e

contempla ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros

e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR),

faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em

LED, entre outros.

 

Recentemente, o SUVW atingiu 100 mil unidades vendidas. Para sua fabricação, a

planta Anchieta recebeu novas instalações na área de armação. Foram adquiridos 419

novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a

nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior

precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área,

totalizando cerca de 105 mil metros quadrados. O Nivus também é o primeiro carro

totalmente desenvolvido na América Latina a ser produzido na Europa.

 

 

 

Testes rigorosos

 

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo

eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos

Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor

índice entre os 4 grupos.

 

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam

uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente

do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a

50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado

lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem

autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do

efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e

adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos

corretos de corte da estrutura.

 

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na

performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de

proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na

instalação de cadeirinhas infantis.

 

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na

região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de

impacto na região frontal do veículo.

 

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de

dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança

dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e

frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).

 

Sobre o Latin NCAP

 

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de

avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com

organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de

l'Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o

apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCAP tem como

objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações

independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados

de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.

 

Matéria completa disponível  em: https://www.vwnews.com.br/news/1616