VW Nivus recebe ‘5 estrelas’ no novo protocolo de testes do Latin NCAP
Criado em 10/11/2024
– Volkswagen Nivus é o mais novo SUVW a obter nota máxima em segurança nos
novos protocolos do instituto
– Com resultado, SUV cupê se junta ao Taos, primeiro modelo a conquistar as 5 estrelas nas avaliações do Latin NCAP, em dezembro do ano passado
São Bernardo do Campo (SP) – O Volkswagen Nivus acaba de obter a nota máxima
em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o
nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe.
Atualmente, a marca alemã é a única a conquistar as 5 estrelas em todos os
requisitos avaliados pelo instituto, agora com Nivus, e em dezembro do ano passado
com o Taos.
Taos é o primeiro modelo ‘5 estrelas’ no novo protocolo do Latin NCAP
Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres,
além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para
todas as versões do Nivus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e
exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.
Além de ter sido o primeiro carro desenvolvido 100% de maneira digital pela marca
no Brasil, sem a construção de protótipos, o modelo também foi o primeiro a contar
com robôs no processo de desenvolvimento do sistema de frenagem autônoma de
emergência, conhecido como AEB (Autonomous Emergency Brake).
No ano/modelo 2022, o Nivus passou a ser ofertado com novos equipamentos e ficou
ainda mais seguro. A versão Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de
Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de
Emergência) e Start-Stop. A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e
contempla ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros
e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR),
faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em
LED, entre outros.
Recentemente, o SUVW atingiu 100 mil unidades vendidas. Para sua fabricação, a
planta Anchieta recebeu novas instalações na área de armação. Foram adquiridos 419
novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a
nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior
precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área,
totalizando cerca de 105 mil metros quadrados. O Nivus também é o primeiro carro
totalmente desenvolvido na América Latina a ser produzido na Europa.
Testes rigorosos
O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo
eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos
Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor
índice entre os 4 grupos.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam
uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente
do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a
50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado
lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem
autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do
efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e
adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos
corretos de corte da estrutura.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na
performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de
proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na
instalação de cadeirinhas infantis.
No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na
região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de
impacto na região frontal do veículo.
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de
dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança
dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e
frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).
Sobre o Latin NCAP
O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de
avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com
organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de
l'Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o
apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCAP tem como
objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações
independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados
de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.
Matéria completa disponível em: https://www.vwnews.com.br/news/1616